A aparência dos olhos é importante nas relações interpessoais. A partir da terceira década de vida, alterações marcantes ocorrem nesta região, podendo levar a uma aparência mais envelhecida e cansada, além da possível interferência sobre a visão. A pele das pálpebras torna-se mais fina, enrugada e perde sua elasticidade, formando assim uma dobra. Os músculos ao redor dos olhos perdem seu tônus e ficam mais delgados.

Estes fatores resultam num desequilíbrio entre os olhos e o contorno dos tecidos da face. A cirurgia das pálpebras, ou blefaroplastia, é um procedimento capaz de corrigir estes sinais, visando suavizar a transição entre os olhos e a estrutura óssea adjacente, tornando possível a obtenção de resultados notáveis e bastante naturais.

 

ANESTESIA E INTERNAÇÃO


A cirurgia possui duração média de 2 horas, é realizada sob anestesia local associada a sedação e sempre com a presença de um anestesiologista. O paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento, sem necessidade de internação hospitalar.

OS PONTOS


São retirados após 3 a 5 dias.

 

PÓS-OPERATÓRIO


É necessário repouso absoluto durante 24 horas, bem como a aplicação de compressas de soro fisiológico sobre a região. Após 7 a 10 dias é possível retornar ao trabalho. Nos primeiros dias é recomendável, durante o repouso, manter a cabeça elevada. Deve-se evitar a exposição direta ao sol por pelo menos 30 dias e usar óculos escuros quando à luz natural. Uma maquiagem leve pode ser usada a partir do décimo dia, e o retorno às atividades normais geralmente ocorre após o quinto dia de pós-operatório.

 

DOR


Não é comum haver dor no pós-operatório, mas caso ocorra, o uso de analgésicos comuns pode resolver o problema.

 

A CICATRIZ É MUITO VISÍVEL?


A pálpebra é um dos locais de melhor cicatrização no corpo. As cicatrizes são praticamente imperceptíveis e podem ser disfarçadas com uso de maquiagem leve. A total cicatrização ocorre por volta do terceiro mês e a partir daí as cicatrizes ficam praticamente escondidas entre os sulcos naturais da pele.

 

O RESULTADO


O inchaço natural começa a diminuir a partir do quarto dia. Entretanto, logo após o oitavo dia já teremos aproximadamente 50% do resultado almejado, sendo que nas duas ou três semanas é possível antever parte do resultado final, que aparece após o terceiro mês.