Pacientes que se submeteram a Gastroplastia e tiveram grande perda de peso normalmente têm muita dificuldade em lidar com o excesso de pele e tecido, que é inerente após uma perda ponderal importante. Apesar de a cirurgia Bariátrica ter melhorado sua saúde e aparência, muitas vezes um lifting corporal pós-gastroplastia é necessário como passo final do processo de tratamento da obesidade.

 

A CIRURGIA PÓS BARIÁTRICA


O procedimento pode ter várias formas: pode ser tão simples quanto uma lipoaspiração e pequena retirada de excesso de pele, como pode ser uma completa remodelagem corporal. O processo de decisão de quais cirurgias associadas serão necessárias é importante para o resultado final.

A cirurgia envolve múltiplas técnicas cirúrgicas, que incluem lipoaspiração, retirada de excesso de pele e gordura das diversas áreas do corpo acometidas pela flacidez. Os pacientes precisam estar com boa saúde para se submeter ao tratamento, que normalmente tem sua indicação a partir de um ano e meio após a gastroplastia.

 

QUANDO PODEREI REALIZAR A CIRURGIA PLÁSTICA APÓS A GASTROPLASTIA?


Normalmente, é necessário esperar a adaptação do peso corporal após a gastroplastia. A curva de perda de peso é bastante acentuada nos primeiros meses, diminuindo com o tempo. Em seguida, ganham-se alguns quilos e o peso se estabiliza e deve se manter assim. Isso leva de um a dois anos para ocorrer, e é nesse período em que podemos realizar a cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica.

 

QUAIS AS CIRURGIAS PLÁSTICAS MAIS REALIZADAS APÓS UMA GRANDE PERDA DE PESO DEPOIS DA GASTROPLASTIA?


- abdominoplastia multifuncional (conforme preconizado por Dr. Roxo)
- mamoplastia (com ou sem próteses de silicone)
- lifting de coxas (lifting crural)
- braquioplastia (cirurgia plástica dos braços)
- torsoplastia (lifting do dorso)
- gluteoplastia (implantes de silicone nos glúteos)
- lipoaspiração Quando a abdominoplastia é realizada em conjunto com a torsoplastia, denominamos de lifting corporal (body lifting).